terça-feira, 8 de maio de 2007

Mídia (fa)minta...

Buenas,
Volto a postar de madrugada, talvez seja o café. Eu acordei as 8:00 da manhã, fui treinar, depois dei aula a tarde inteira e cá estou, cansado...mas sem sono, uma merda. Queria estar dormindo, mas tudo bem, tudo bem. Vou aproveitar essa madrugada linda, fria e silenciosa para postar.

Gente, eu escrevi dias atrás "TV Incentiva Leitura", e muuuuuuitas pessoas vieram me falar no messenger: "Porra Biel, como assim? Você tá louco?". Não, não estou (pelo menos ainda penso que não). Mas acontece que temos vários programas "bons" na TV, que quando ligamos, logo desligamos e vamos ler um livro, portanto a TV faz bem sim, para lermos, para irmos ao teatro, para praticar atividades realmente interessantes.

Agora, vamos à nossa zona erógena: MÍDIA. Mas, o que é isso? Bom, a palavra Midia, por cima significa meio de comunicação, veiculos de comunicação...enfim, é isso. E porque tanta gente critica a mídia assim? Bom, ao meu ver, o papel da mídia na sociedade é de extrema importância, ou seja, necessitamos dela, vivemos com ela. Porém, hoje o que vemos é uma mídia acomodada, uma mídia que não tem se preocupado com as informações, com a cultura, com a comunicação em si, e sim tem criado uma miragem de mundo, influenciando a maioria dos brasileiros, que por ser mais fácil, a primeira coisa que fazem ao chegar em casa, é assistir Jornal Nacional e as respectivas novelas da Rede Globo. Mas ai, vão me questionar perguntando se eu só estou falando de Globo. NÃO! Dou o exemplo da Globo, pois ela é simplesmente a maior emissora de TV do Brasil, o Jornal Nacional é o mais assistido, idem as novelas. Mas, digo o mesmo sobre influência, sobre acomodação, sobre interesse político, e sobre um falso jornalismo, de jornais impressos, revistas e outros meios de comunicação. Vemos matérias na Folha de S. Paulo, no Estadão, na Revista (In)Veja, entre outras, que expõe claramente uma visão política, com a intenção de alienar, e infelizmente é o que acontece. Mentir e omitir se tornam muitas vezes, ações fatais, que fazem a massa acreditar no que diz a capa de um Jornal conscientemente neo-liberal e sempre chupando os Tucanos e cia., e que tentam derrubar a toda maneira, a esquerda, omitindo notícias.

Bom, não tenho o que falar.
O que vale a nós, pobres 'menores', é lutarmos por uma mídia realmente informativa, por uma mídia justa e que nunca acomode com o que tem nos incomodado.


Beijos a todos.

Nenhum comentário: