segunda-feira, 2 de abril de 2007

O que é arte?

Perguntinha ampla né? Não sei nem se é ampla ou curta...rs
Afinal, o que é arte de acordo com o dicionário?

Arte sf. 1. Capacidade que tem o homem de, dominando a matéria, pôr em prática uma idéia.

Tem mais definições no meu "Aurélinho" aqui, mas essa basta.

Essa pergunta: "O que é arte?" ou o que deixa de ser, é muito chata, porque ela é feita diariamente em diversas partes do mundo...

Bom, se é a capacidade de pôr uma prática uma idéia...um livro por exemplo de Paulo Coelho, expressa as idéias? Que tipo de idéia tem aquele tipo de livro? (tirando a idéia de vender, é claro)
Por exemplo também, devemos considerar "Arte" Senhor dos Anéis? Harry Potter? Creio eu que se considerarmos arte, devemos colocar na lista Syang, Bruninha Surfistinha, e cia. e fuder de vez com a nossa Literatura, com a nossa arte. Porém, não vamos julgar e comparar Surfistinha e Syang, com Senhor dos Anéis, que pra mim são lixos comerciais, produtos bem sucedidos, apenas isso...mas Senhor dos Anéis e Harry Potter, ao menos tem uma estrutura legal das palavras, e uma 'historiazinha' interessante, não deixando de ser ruim. rsrs

Voltando a Arte... Um cara coloca um tijolo apoiando no outro, e diz ser uma exposição de arte. Eu acho que é, sim! Ou seja, foi a maneira que ele conseguiu colocar a sua idéia, expressar a sua idéia, 'vomitar' o seu conhecimento...isso sim, é ARTE! (Estou falando do meu ponto de vista)

Uma vez vi uma cadeira de cabeça pra baixo numa exposição da Urca, fui lá e desvirei a cadeira...ficaram bravo comigo, porque eu estava mexendo na Arte...pedi desculpas e pedi também que o Artista, desse uma explicação sobre o que era aquilo... ele explicou, e eu aceitei... admirei, e gostei...rsrs
Portanto, a Arte ao meu ponto de vista é o seguinte...ela não mostra como as coisas são, ela mostra como as coisas poderiam ser, tendo assim, total liberdade de expressão (ou não)...

Leia:
Regurgitofagia - Michel Melamed ( pra mim, é arte...ou está arte)

Abraços...

Nenhum comentário: